"Não Tem Estado, Não Tem Fronteira, é o Movimento da MUDANÇA Brasileira!"


terça-feira, 14 de julho de 2009

CONAE 2010, o que está em jogo.


Estamos as vésperas da Conferencia Nacional de Educação (conae) e precisamos debater de forma mais clara o que estará em jogo nesta conferencia. A educação precisa ter o papel estrutural para o desenvolvimento do País. O debate sobre ampliação do financiamento publico da educação não é mais novidade.

Nesta conferencia temos que propor e garantir a criação do Sistema Nacional de Educação a exemplo do SUS (Sistema Único de Saúde), porem precisamos ir além deste ponto. Por isso destaco três coisas a serem debatidas durante a CONAE: A Qualidade precisar se criar um padrão social para a educação, a Democratização da Gestão e a Democratização do Acesso.

Outra coisa importante é que a Juventude traga para a conferência elementos para a construção do conhecimento. Más para isso é necessário que se invista também em tecnologia ou no conhecimento tecnológico. Porem só isso não basta é preciso que a escola tenha mecanismo que levem em conta aquilo que o aluno sabe (que é o que ele tem de experiência social e cultural) e aquilo que queremos que ele venha a construir. Nós não emanciparemos nossos jovens apenas com reprodução de conhecimento e avaliação dos conteúdos. O processo de avaliação da educação precisa avançar mais no Brasil.

O MEC vem investindo muito na formação dos profissionais da educação. Más isso só não basta. É preciso gerir o processo pedagógico de outra forma que significa a escola investigando o processo cognitivo, cultural dos nossos alunos, que elas possam criar nexos entre aquilo que eles sabem e aquilo que eles precisam saber a escola não pode ser um lugar de exclusão sendo importante levar-se em consideração tudo que a sociedade traz de contribuição.

O PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) precisa ser de conhecimento de todos, é importante que a comunidade participe não apenas avaliando mais contribuindo na formulação de políticas.

O processo de inclusão que a pedagogia faz referencia hoje não se restringe a inclusão de deficientes, a inclusão é algo que envolve cada um com seu tempo, ritmo, características biofísicas, cognitivas, cultural e social, e é papel da escola fazer a ponte entra tudo àquilo que foi produzido na filosofia e nas artes durante toda a historia da humanidade. Esta ponte é a garantia de que possamos ter uma sociedade num patamar superior de criação e não de reprodução com temos hoje.

O problema que hoje enfrentamos na educação não é um problema só dos jovens, ou professores é sim um problema do Brasil, por isso precisamos de forma articulada garantir que a Conferencia Nacional de Educação construa o Sistema Nacional de Educação.

Jonhdeible Oliveira é Sec. de Juventude do PT-Petrolina, membro do Movimento Mudança e do Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário