Car@s companheir@s,
Tendo em vista que somente de forma coletiva e organizada conseguiremos mudar o mundo e a sociedade, transformando a educação brasileira e tornando-a mais popular, o Movimento Mudança se propõe a ser um campo político do movimento estudantil brasileiro que dialoga com o conjunto dos estudantes de forma organizada e propositiva.
Durante o 1º Congresso Nacional do Movimento Mudança que ocorreu em janeiro de 2007, na cidade do Rio de Janeiro, aprovamos que nossa organização se daria basicamente de forma nucleada em cada Universidade. Também seriam realizados Congressos Estaduais e Nacional para definir uma organicidade nos seus respectivos níveis.
Tal modelo foi reforçado no 2º Congresso Nacional do Movimento Mudança que ocorreu em janeiro deste ano, na cidade de Salvador. Lá aprovamos uma lista de resoluções que norteará nossa política e atuação para os próximos anos. No entanto, os Congressos Estaduais, que são etapas que precedem o nacional, não ocorreram, não mantendo, assim, uma dialética da nossa relação.
Devido a isso, e sabendo da necessidade dos Estados de se organizarem, convocamos a realização dos Congressos Estaduais até fevereiro do próximo ano. Os Estados que não o fizerem, não terão direito a voto nas plenárias nacionais da Mudança.
Estes Congressos devem ser, basicamente, espaços de aprofundamento das resoluções nacionais, além de conter nosso planejamento estadual, organização e escolha da direção de cada Estado. Sobre a metodologia, como será construído esse espaço, cabe a cada local decidir. Pedimos somente que a direção nacional seja comunicada para fazer o acompanhamento.
Sobre os núcleos, os mesmos devem ser fundados até o final deste ano e todos os relatórios devem ser enviados até 15 de janeiro para sabermos da sua fundação e para que ele seja válido perante as direções estaduais e nacional. Um núcleo organizado é uma forma de enraizar nossa estratégia socialista e fazer com que bandeiras nacionais se tornem locais e bandeiras locais se tornem nacionais.
Temos um grande desafio nos próximos períodos que é conquistar mais pessoas e mais entidades para o comprometimento com a transformação do mundo, com o socialismo e com o espírito mudancista. Para isso, temos que fazer movimento. E, para fazer movimento, temos que estar organizados.
Esta é uma cadeia que, se consolidada, só gerará bons frutos para a Mudança e para o movimento estudantil brasileiro. Portanto, devemos nos comprometer com afinco na causa.
Saudações mudancistas.
--
Thalita Martins
Dir. de Assistência Estudantil da UNE
Movimento Mudança
Nenhum comentário:
Postar um comentário